DICOTOMIAS

MEMÓRIAS, CONTOS E POESIA por Hélder Gonçalves

Musica de Fundo

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Coração de Poeta



                                                                                                                                      






 Coração de Poeta, quanto é falso!
Sem sentido, é cego em servidão
refém, seguindo passo a passo
Ilusões, sonhos -Sem precalço
Das malsãs tormentas que ficarão,
após sonhos, da ilusão em acaso

Coração de poeta, eterno sofredor.
Da sua loucura , segue impreparado,
sempre no logro  e da má avaliação,
nunca pensa nem ouve seja o que for:
Independente, livre, mesmo magoado-
é ele que pensa, que dita a condição:
Porque ele é vida, é  sonho,  é Amor!


Hélder Gonçalves
Setembro 2013








6 comentários:

  1. Hélder já disse Alexandre Herculano: "O amor do poeta é maior que o de nenhum homem; porque é imenso, como o ideal, que ele compreende, eterno, como o seu nome, que nunca perece."Horas de tristeza é assim mesmo,acontece em toda altura da vida,é deixar chegar e ir.Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Amigo João - Bem Vindo a este meu espaço, muito pessoal. Resolvi construi-lo, porque num espaço coletivo como o Refúgio das Origens, acho conveniente não publicar certos temas políticos que podem não ser bem aceites. Qualquer das hipóteses continuarei com a mesma participação no RO, tal qual, como tenho dado até aqui.
      Um grande abraço e um Bem Haja pelo teu comentário ao meu poema - são desabafos de poeta. Sou por natureza alegre e bem disposto.
      Um abraço
      Hélder Gonçalves

      Eliminar
  2. Meu Amigo Hélder,estive sem internet,sem computador,a gerigonça deu-lhe para desarranjar.Descobri o novo blog e aqui estou para prestigiar.Poeta é de carne e osso, a diferença está na forma como ver e sente a vida e a descreve em seus versos,por tanto é curar essa tristeza com um bom copo depois de uma refeição a farta,vou estar mais presente,a maquina está por uns dias curada,hihihihihi!lembrei do Miguel Torga que disse:"Uma história triste agrada sempre. No seu sentido mais profundo, a vida é bela e alegre. Todos nós tivemos já a experiência disso milhares de vezes. Provas sobre provas de que não há primavera sem flores, nem outono sem frutos. Mas, apegados como estamos à aparência de tudo, esquecemos a voz do profundo, e ouvimos deliciados o som da superfície. Temos o vício da tristeza."Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, Caro Haroldo, francamente já estava a dar voltas à cabeça sobre o que te poderia ter acontecido. Pensei até que estavas com uma camada de reumatismo nos dedos - o marisco provoca essa porra! . É por isso que eu gosto do Passos Coelho - ele está a cortar, cada vez mais, a possibilidade de eu comprar camarõesinhos no LIDLE que tanto gosto. Coelho é fixe: ele zela pela nossa saude. Desde quando se viu um burguês da zona do Seixal.comer marisco? Coisas essas só passiveis de acontecer aos da laia dele, especialmente do Portas - esse sim, nasceu em berço d!ouro. Todo ele se derrete quando está perto dos sheikes das arábias. Ou quando passa férias no Dubai. Aí é fartar vilanagem - este negócio de submarinos dá para valer!
      Mas ainda bem, que não foi o negocio dos dedos que te inibiu de andares à cata do meu paradeiro. Esta internet dá cabo de nós sabes, por vezes dou comigo a pensar, o problema é que estes gajos muito inteligentes puseram à nossa disposição máquinas do século XXI esquecendo-se que nós ainda estamos no XVII, já com as pernas cambadas a fazer a porra do sapateado! Mas cá para nós , também te digo que estamos a sair-nos muito bem! Se o Passos descobre isto, ainda nos obriga a fazer programas sobre, tipo, sorteios, assim como o totobola, para a malta poder estravasar a ansia de ganhar algum.
      Gostei do teu aparecimento com pompa e circunstancia - fazes falta - Já estava tudo a dormir! hiiiiii
      Um abraço
      Hélder Gonçalves

      Eliminar
  3. Sorri...É mesmo isso, Helder!

    Adorei ler!

    Bjo e tudo de bom nestes dias. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem Hajas EU, poucas palavras mas tudo dito! Para ti também, uma boa Páscoa
      Um Beijo
      Hélder Gonçalves

      Eliminar

Arquivo

A Sala do Tempo Parado

A Sala do Tempo Parado
Só quem não viveu não tem histórias para contar