DICOTOMIAS

MEMÓRIAS, CONTOS E POESIA por Hélder Gonçalves

Musica de Fundo

domingo, 18 de maio de 2014

Ingratidão - Por Hélder Gonçalves

Imagem Google

Sentimentos – todos nós temos
Faz parte do Homem e da vida
Uns sofrem mais, outros menos
no cair de imagem, em nós retida

Muitos são o que nos magoam,
ferindo sem dó, nossos valores-
Insensíveis de egoismo, povoam,
falsas  posturas nos seus pendores

Mas, aquilo que eu mais rejeito
Digo-vos aqui, de todo o coração:
atitude que,  para mim,  é defeito,
muito doi - se chama ingratidão!





Dezembro 2013

4 comentários:

  1. Toca (-me) o teu poema por expressar algo que fere tua forma de ser: ingratidão.
    Talvez por ter trabalhado toda a vida com crianças e jovens, aprendi a não dar demasiada importância a esse sentimento. Penso que, frequentemente, nem se dão conta que deviam ter gratidão por alguém que deu mais do que o seu dever profissional, se doou e empenhou intensamente. Quanto aos adultos, pessoas já com maturidade suficiente par ter esse valor intrínseco ao seu ser pessoa, custa-me um pouco, mas relativizo. Em suma, não quero ficar presa nesse sentimento negativo, não me faria bem em termos de sanidade mental. Herder, gratidão ou outras atitudes fazem parte da ética relacional. A sociedade em que vivemos é cada vez mais individualista, infelizmente.
    Bjo :)

    ResponderEliminar
  2. Querida Odete - De facto estou de acordo contigo. Não devemos alimentar tal sentimento - não devemos cobrar nada daquilo que possamos de bem fazer ao nosso semelhante - mas lá que me doi, em abono da verdade digo que doi. Especialmente dos mais novos, quando, por vezes, nos voltam as costas sem qualquer rebuço, depois de termos apostado neles fortemente. Mas enfim, é mesmo com dizes - é tudo uma questão de ética relacional. A sociedade atual é brutalmente competitiva e não tempo para pensar nestas questões de "menor importancia"
    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Querido amigo,

    Para mim,a gratidão é um sentimento sublime e gosto de

    expressar,faço com naturalidade o reconhecimento do valor dos

    gestos,das palavras das pessoas na minha vida...

    Mas procuro não deixar que as pessoas ingratas,egoístas e

    grosseiras mude a minha maneira de Ser,sendo assim,procuro

    não esperar (criar expectativas) . Claro que sentimos quando

    recebemos uma ingratidão,pois toda ingratidão é de uma certa

    forma uma injustiça. Devemos focar naqueles que são seres de

    sensibilidade especial, numa comunhão para que o mundo

    não perca a luz da generosidade (humana).

    Um grande abraço solidário em ti,Poeta!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Suzete - Estou absolutamente de acordo contigo. A lealdade e a gratidão são sentimentos que hoje escasseiam. Tudo se resume à falta de valores que a sociedade moderna vai impondo e cultivando, com os seus princípios de competitividade e de consumismo frenético.
      Bjos

      Eliminar

Arquivo

A Sala do Tempo Parado

A Sala do Tempo Parado
Só quem não viveu não tem histórias para contar