DICOTOMIAS

MEMÓRIAS, CONTOS E POESIA por Hélder Gonçalves

Musica de Fundo

sábado, 3 de maio de 2014

Brinde à Vida - Por Hélder Gonçalves

 Reflexão



imagem Google

 
Na tua alma eu vejo doçura:
Como um poema no jeito de amar.
Olho de  longe, de uma altura,
Que outros não vão enxergar




saber viver é uma arte. Infelizmente o relógio está contra nós - Quanto mais vamos adquirindo as graduações da matéria, menos tempo teremos para as pôr em prática. Por isso todos os minutos contam para rentabilizá-los o melhor possível, tentando fazer das nossas vidas uma catedral de boa convivencia, estimando os amigos - Eles são um bem precioso. Acima de tudo termos uma perceção muito exata das nossas prioridades, recusando o supérfulo e valorizando o que de melhor vamos tendo. É na sabedoria que encontramos a paz e a razão de existirmos com a serenidade dos justos e pintarmos sempre com bonitas cores a tela do Amor.

                                                                    Docarmo


                     

13 comentários:

  1. Em teu coração poeta sinto a chama
    No fazer com amor que inspira poesia
    Vejo toda a beleza apaixonada da tua trama
    Que tece-me ternuras tuas a poesia do dia a dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou poeta, canto o amor
      Da Musa que me inspirou
      Dos sentimentos e ardor
      Foste tu, que tudo criou !

      Eliminar
  2. Saltou-me o peito em exclamação
    teus versos tal qual brisa do vento
    Acariciando meu apaixonado coração
    Para sempre tua serei em todo tempo

    ResponderEliminar
  3. Ai ,Pena é que de tão longe,
    tuas palavras aqui chegam
    Estou assim como um monge
    Sem dizer coisas que atendam

    ResponderEliminar
  4. Doi-me teu verso dito em verdade
    que faz-me o pensamento desalinhar
    Mesmo triste uma bonita realidade
    Que breve de alegria vamos realizar

    ResponderEliminar
  5. Espero tal dia com grande ardor
    Teu regresso, já muito em breve
    Pôr em dia, o ansejo e tanto amor
    Das saudades, tantas, ficarei leve

    ResponderEliminar
  6. Terminaste um pouco à pressa
    Eu desculpo - estás cansada
    Quem por sono sua dor confessa
    Acredito que a barra está pesada

    ResponderEliminar
  7. E, assim cabe a mim terminar
    A noite vai alta o sono aperta
    Longas horas, desejo a sonhar
    Saudades,tantas da hora certa

    ResponderEliminar
  8. Séneca, in 'Cartas a Lucílio' disse o seguinte:"Nós mostramo-nos ingratos em relação ao que nos foi dado por esperarmos sempre no futuro, como se o futuro (na hipótese de lá chegarmos) não se transformasse rapidamente em passado. Quem goza apenas do presente não sabe dar o correcto valor aos benefícios da existência; quer o futuro quer o passado nos podem proporcionar satisfação, o primeiro pela expectativa, o segundo pela recordação; só que enquanto um é incerto e pode não se realizar, o outro nunca pode deixar de ter acontecido. Que loucura é esta que nos faz não dar importância ao que temos de mais certo? Mostremo-nos satisfeitos por tudo o que nos foi dado gozar, a não ser que o nosso espírito seja um cesto roto onde o que entra por um lado vai logo sair pelo outro! "
    O tempo é mesmo implacável,amigo Hélder e lendo tua reflexão,fui lembrando meu tempo de juventude,da família e amigos que já foram,Não sou de lamechice,mas dessa vez aqui verti uma lágrima.Abraços

    ResponderEliminar
  9. Meu caro Amigo Haroldo - é verdade amigo, perfeitamente de acordo com o que escreveste. Sabes, o segredo é curtir o melhor possivel enquanto tivermos o periscópio de fora!
    Um grande abraço
    Hélder Gonçalves
    PS. Parabéns pelo teu comentário que acaba por ser outra reflexão muito oportuna

    ResponderEliminar
  10. Tem razão Hélder para viver tem que ter inteligência e com ela de certo modo temos a paz necessária para escolher melhor o que merece a pena da nossa atenção.Estou como o Amigo Haroldo, aqui tem alguma coisa no ar que vai fundo no coração,acredito que os anos estão me pesando especialmente hoje.Abraço,gosto de vir aqui nesse teu sitio.

    ResponderEliminar
  11. Caro João Mariano - Escrevi este texto não para deprimir mas pelo contrário para puxar por todos aqueles que são vitimas do preconceito e do esquecimento. Tenho uma grande experiencia como funcionam os lares dos idosos. A minha atitude é combater tal escolha, como solução para os mais velhos - os indios escolhiam a montanha para deixar os seus entes na fase terminal, abandonados à sorte dos abutres. Hoje, a montanha, chama-se pomposamente LAR . Por isso eu recomendo para que todos vivam o melhor que poderem, com a cabeça sempre lúcida - Enquanto o nosso cérebro funcionar bem, vale a pena!
    Um grande abraço e sinto-me bem por saber que gostas deste espaço, querido Amigo

    ResponderEliminar

Arquivo

A Sala do Tempo Parado

A Sala do Tempo Parado
Só quem não viveu não tem histórias para contar