DICOTOMIAS

MEMÓRIAS, CONTOS E POESIA por Hélder Gonçalves

Musica de Fundo

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Velhos de todo o mundo: UNI-VOS!






Neste momento conturbado,
em que este povo é ofendido –
da ganancia do grande capital,
na voragerm, nada é perdoado,
aos pobres tudo é consentido,
à classe média – o assalto final!

A Senhora Merkel, bem robusta-.
em sua cátedra, conduzindo,
os fantoches no grande palco,
como cão que fareja e busca,
riqueza, para os donos produzindo,
com avidez e despudor no assalto!





.


Hélder Gonçalves

14 comentários:

  1. Do livro Geopolítica da Fome de Dr Josué de Castro , 1961. « A humanidade divide-se em dois grupos: O grupo dos que não comem e o grupo dos que não dormem com receio da revolta dos que não comem.»
    Um abraço.
    Simões Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sábias palavras, essas do Dr.Josué de Castro - Mas não me parece que a Humanidade do 2º grupo perca o sono a pensar na revolta dos que não comem - porque eles pensam é a maneira, como comer tudo e não deixar nada!
      Um abraço
      Hélder Gonçalves

      Eliminar
  2. R: muitíssimo obrigada pelas suas sábias palavras. Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Adelisa. Bem Hajas e olha, não te esqueças de seguir-me neste espaço!
      De vez enquanto deita aqui uma olhadela e bota um comentário nas postagens que aqui encontres e juro que também boto comentário no teu blog! Combinado?
      Um beijo
      Hélder Gonçalves

      Eliminar
  3. Ai Hélder blz? Aqui no Brasil tb tem dessas,o povo com essa de Dilma presidenta recalcadamtipo bejim no ombro e mais o PT lascano tudo,pirou geral!!!!!!!!!! é o maior quebra quebra pq o bolsa família n resolve,o povo passa fome meu! isso é revoltante,ninguem é cachorro prá viver de osso jogado,tô contigo nessa luta,abaixo esses caras bandidos que roba agente com os votos e ficam ai de cara lisa,uns FDP!!.tai curti a coragem da poesia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Ferdinando - "eles comem tudo e não deixam nada" "A LUTA CONTINUA"
      Um abraço
      Hélder Gonçalves

      Eliminar
  4. Meu querido Amigo Hélder eu compreendo perfeitamente essa tua ira,pois sinto o mesmo,só quem não tem sentimentos é que não sente as malvadezas que estão fazendo aqui nesse nosso país,uma terra que já foi de tantas vivências boas,é uma tristeza grande demais passar por isso nessa idade.
    Beijinhos,gostei muito do novo blog,parabéns,muitos parábens pela grande inteligência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Olga - de facto, esta malandragem, quere acabar com as conquistas do 25 de Abril - mas olha, é preciso aguentar com coragem porque não há bem que sempre dure nem mal que se não acabe!
      Obrigado pele tua presença e pelo teu grito de revolta no teu comentário.
      Um beijo e um bom fim de semana
      Hélder Gonçalves

      Eliminar
  5. Sara Santana Sena mencionou o seu nome num comentário à mensagem de Sara Santana Sena.
    +Helder Gonçalves meu amigo que gosto demais,alinho com tua poesia de protesto,para acabar com essa maloqueira que acontece com os portugueses,conte comigo viu? fui no teu blog novo mas não tem mais onde escrever meu comentario,escrevi na caixa do lado que diz ser um formulário,será que vc recebeu?beijinhos da Sara

    ResponderEliminar
  6. Hélder Fernando Gonçalves12 de Abril de 2014 às 04:37

    Querida Sara - Já iluminei o botão para botar comentário diretamente na mensagem. Qualquer das forma como podes ver recebi o teu comentário através do correio eletrónico. Não podia ficar sem essa tua participação,, bem como a do nosso Amigo João Mariano que corroborou com o teu pensamento.
    Um Bem Hajam, aos dois
    Hélder Gonçalves
    -

    ResponderEliminar
  7. As brancas cãs, emoldurando os sulcos na sábia face, guiadas pelas mãos frágeis que tanto apontou luminosas direcções, hoje por muitos passada ao largo da indiferença, vestidos na soberba orgulhosa de que por serem jovens são automaticamente os donos de uma única verdade...

    É certo que a sabedoria não tem idade, mas é certo de que somente a vitória de muitos anos vividos com honra, humildade e com a sede insaciável de aprimorar-se é que dignifica com o amealha mento dos conhecimentos adquiridos e compartilhados.

    Sabes às vezes observando do meu posto cativo aqui desse outro lado, sinto-me de coração partido e confuso, magoado, mas muito mais confuso, pois por muito que medite e indague por todo lado e a toda gente, eu não consigo descortinar de que material foi e é criado os portadores da indiferença preconceituosa.

    Se olharmos desarmados esses olhos cansados as vezes enevoados pela catarata ou já chegando a cegueira, nos doa de volta uma tamanha meiguice que nem mesmo a singeleza d'um olhar de criança é capaz de o ter, pois a criança na sua inocência de vida que começa, se resguarda na própria ignorância e os anciões detém as muitas vidas na vida que passou sendo realmente vivida.

    A voz mesmo rouca e baixinha traz o som das muitas eras sussurradas, d'uma época onde tudo ainda tinha seu devido lugar, as regras e as leis tinham reais definições, facto de que um lar era realmente um lar e que era-se respeitado mais pelos actos do que tão somente pelas palavras ou do que aparentava.

    Um memorial merecedor de vénias, louvores de uma busca presencial e atenta donde é-se guardado para a presente posteridade lembranças reais e verídicas.

    Teu tema remete-me ao desejo de um fórum sem pressa, pois tocastes na corda do meu coração a tribo de Cavalheiros e Ladies a qual tenho um apreço especial.

    Mas creio que necessito de alguns momentos de repoiso para logo mais a caminho estar aqui.

    Mas eu não poderia ir sem antes vir aqui escrever-te meu humilde parecer e abraçá-lo com todo do meu coração.

    ILY

    ResponderEliminar
  8. Meu bom amigo, Docarmo,

    um poema muito oportuno, contra a indiferença, o esquecimento (quantas vezes propositado e desencadeado, pelos próprios filhos), daqueles que são os anciões, de nossa Tribo, que tudo nos deram e ensinaram, e que apenas pedem: RESPEITO!

    Sempre a propósito tuas poesias. Parabéns!

    Abraços meus.
    Jorge Humberto

    ResponderEliminar
  9. Querido poeta,Docarmo. É vergonhoso vê tanta hipocrisia no mundo,um sistema falido gerando um desequilíbrio e o conceito de humanidade ficando cada vez mais lá embaixo,sendo subtraído por seres que nos dão nojo. Bem,quero só te deixar bem claro uma coisa ,não deixe que essas coisas diminua o homem grandioso que tens dentro ti.Os que hoje te considera um velho,amanhã velhos serão ,isso se a vida permitir,porque envelhecer é privilégio para poucos lembre-se sempre disso.
    Me revolta o egoísmo a falta de solidariedade a capacidade que têm os seres humanos de machucar os próprios semelhantes é injusto.
    Lembrando um termo bíblico onde fala "quê o homem foi feito do pó"sendo quê Deus criou toda uma organização mental e corporal,mas a mente esta falhando,"os espertos"estão voltando ao pó antes mesmo da morte,realmente é uma grande ironia,é só para você vê a que se reduz os tais senhores!E eu me faço uma pergunta muitas vezes,é para rir ou para chorar?

    Um forte abraço!

    ResponderEliminar
  10. A vida não está nada fácil
    e já se descartam aqueles que um dia foram determinantes
    no crescimento do país.

    Eis-nos em pleno reino da insensibilidade e hipocrisia.

    Um abraç0o

    Abilio

    ResponderEliminar

Arquivo

A Sala do Tempo Parado

A Sala do Tempo Parado
Só quem não viveu não tem histórias para contar